Concórdia – A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Concórdia está com dificuldades financeiras e buscando a parceria com a comunidade regional para conseguir manter as atividades normais atendendo 170 alunos. A diretora Arlete Durigon afirma que também está sendo esperado um apoio maior por parte da Prefeitura de Concórdia visando garantir o repasse de recurso através de convênio que foi encerrado em janeiro de 2016.

Segundo os levantamentos, a APAE em Concórdia está contabilizando um prejuízo mensal de R$ 9,8 mil. Por isso, a entidade está buscando apoio da população na comunidade local que poderá fazer a doação de dinheiro – qualquer valor – através da conta de energia elétrica. A diretora afirma que a APAE também pretende ir até a residência das pessoas que querem ajudar financeiramente.

A APAE presta um serviço gratuito e conta com 26 professores, 24 funcionários e dois estagiários. Os alunos são atendidos pela manhã e tarde ou podem permanecer o local em tempo integral. Apenas a Prefeitura de Castello Branco tem um convênio para repasse de verba, já que alunos daquela cidade são atendidos em Concórdia.

Arlete afirma que são vários serviços prestados pela APAE de Concórdia para os alunos com necessidades especiais. Desde a área pedagógica até atendimento com fonoaudióloga, fisioterapia, equoterapia e hidroterapia, entre outros.

A diretora reitera que muitos serviços têm um custo elevado, porém são disponibilizados de forma gratuita aos alunos. Arlete lembra que muitos equipamentos que estragam também precisam de conserto e o custo é todo da APAE. Outro custo está relacionado ao combustível do coletivo que passa pelos bairros da cidade onde os alunos estão morando para o deslocamento até a sede da APAE.


Fonte do texto: Alex Pacheco - Atual FM
Link: Acessar o website